
No dia 20 de setembro, a FMUSP recebeu o Dr. Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na Sala da Congregação.
A reunião teve como principal objetivo o estreitamento do relacionamento entre a agência reguladora e a comunidade científica do HCFMUSP.
Acompanhado do diretor-adjunto, Juvenal de Souza Brasil Neto, os dois foram recebidos pelo Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, diretor da FMUSP, pela Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, diretora clínica do HCFMUSP, pelo Eng. Antonio José Pereira, superintendente do HCFMUSP e o Dr. Arnaldo Hossepian Junior, presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM).
Representando a autarquia reguladora junto à comunidade médica e científica reunida no local, os visitantes detalharam o papel regulatório e de vigilância da Anvisa, bem como sua estrutura técnica e administrativa e o trabalho rigoroso realizado para que o país goze de credibilidade perante outras agências e órgãos internacionais.
Os profissionais do HCFMUSP contribuíram para o diálogo trazendo suas perspectivas sobre assuntos recorrentes como a liberação de certos agrotóxicos, a aplicação de rótulos em alimentos ultraprocessados e a possibilidade de aperfeiçoamento da coordenação entre a Anvisa e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em suas respectivas funções.
Por fim, a Profa. Dra. Eloisa Bonfá lembrou dos 11 mil pacientes, muitos em estado grave, que o HCFMUSP recebeu durante a pandemia, bem como o alívio que a aprovação da vacina trouxe para os pacientes e a comunidade científica.
Crédito da foto – Assessoria de Imprensa FMUSP