O projeto tem como missão otimizar processos, ampliar as integrações entre as diferentes áreas e, pensando sempre na origem dos recursos, promover e fomentar a transparência na condução dos trabalhos.
A FFM conta com sistemas informatizados específicos que suportam as operações administrativas, seja no âmbito de demandas internas, legais, regulatórias, bem como para o complexo HCFMUSP – soluções essas implantadas por meio de seu Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).
À medida que a FFM cresceu em números de projetos e processos, uma nova perspectiva foi atribuída ao DTI na readequação de seus sistemas e operações. Entretanto, em virtude do cenário tecnológico atual e da crescente demanda de serviços para a FFM, surge uma nova fase de restruturação de sistemas para garantir o crescimento contínuo e a celeridade nos processos.
Em foco, como meta estratégica, destaca-se a implantação de um Sistema ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) que estabelece um grande diferencial na gestão integrada de todos os setores, o gerenciamento das atividades exercidas pela FFM, com a possibilidade de emitir relatórios de apoio a decisão. O Sistema ERP ainda garante a celeridade dos processos, traz mais transparência e autonomia aos solicitantes, demonstra o status de seus requerimentos e estima com precisão a finalização de seus respectivos processos.
A implantação do ERP irá otimizar processos, reduzir custos associados ao uso de papel, o armazenamento e guarda documental, e também garantir a mobilidade de forma online ao acesso de documentos, assim como oferecer uma visão global, por meio de análises e planejamentos, possibilitando, desse modo, a rápida atuação em áreas ou momentos críticos.
Tal iniciativa leva em conta os diferentes stakeholders, perfis, e atividades que contam com o apoio da FFM, tendo como premissa uma construção participativa e integrada, cujo produto seja amigável e forneça excelente usabilidade a todos os usuários, gerando benefícios em escala.
Outro aspecto fundamental é o da segurança no tratamento dos dados, uma vez que todo o processo será conduzido respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados e demais legislações vigentes, com a realização de backups periódicos e respectivas redundâncias, de acordo com a boas práticas em TI.
Os benefícios são vastos, entretanto, o projeto é grandioso e desafiador. Desta forma, a FFM inicia esse processo de mudança contando com o apoio de toda a comunidade do Complexo para que juntos, encontremos sinergia na execução do trabalho e os resultados sejam ainda mais proveitosos.
Todas as notícias estão na edição 126 do jornal da FFM
http://ffm/conteudo/Jornal/jornais/Jornal126.pdf