A Direção do Instituto Central do HCFMUSP (ICHC) implanta projeto experimental de monitoramento do tempo de giro das salas operatórias do bloco 2 (eleito bloco modelo) e aumenta em 2.8 o número de cirurgias por sala, em média diária. "Desfecho impactante na produtividade, otimização e qualidade”, enfatizou o Prof. William Nahas, coordenador da Comissão do Centro Cirúrgico e titular da Divisão de Urologia e Transplante Renal, durante as comemorações dos resultados, que aconteceram nos dias 16 e 29 de agosto.
Para intensificar a eficiência operacional, o tempo das etapas de montagem, circulação, desmontagem e giro das salas operatórias foi supervisionado de forma criteriosa. Os resultados sinalizaram os pontos positivos dos processos e as mudanças necessárias.
Toda a operação contou com o apoio e orientações da Comissão do Centro Cirúrgico, conduzida pelos professores William Nahas, Edmund Baracat, Luiz Augusto Carneiro de Albuquerque, Nelson De Luccia e Edivaldo Utiyama. Diante do aumento da produtividade, a gestão objetiva replicar gradativamente o modelo para os outros blocos cirúrgicos.
Participaram das comemorações: o Superintendente do HCFMUSP, Eng. Antonio José Rodrigues Pereira; o presidente do Conselho Diretor (Condir) do ICHC, Prof. Nelson De Luccia; o titular da Divisão de Ginecologia, Prof. Edmund Baracat; o titular da Divisão de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo, Prof. Luiz Augusto Carneiro de Albuquerque; a diretora da Divisão de Anestesia, Profª. Maria Carmona; o diretor do Corpo Clínico, Dr. Marcelo Rocha; a diretora-executiva do ICHC, Drª. Danielle Pedroni, e equipes assistenciais.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP