A Fundação Faculdade de Medicina terá entre os integrantes de seu Conselho Curador dois professores da FMUSP com destacado histórico de comprometimento com a saúde pública no país: Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri e Prof. Dr. Alfredo Luiz Jacomo. Eles foram eleitos entre os docentes na quarta-feira, 10/9, para representar a Faculdade no colegiado, que é a autoridade máxima da FFM, para um mandato de quatro anos.
"A presença de dois docentes da FMUSP no Conselho Curador da FFM, mais do que um dever estatutário, é para nós a materialização da governança participativa com que temos conduzido a Fundação. Contando com vozes de peso, que contribuirão sobremaneira em nossos direcionamentos, certamente teremos êxito no cumprimento de nossa missão no apoio ao Sistema Acadêmico de Saúde FMUSP-HC em benefício de toda sociedade”, celebrou Dr. Arnaldo Hossepian Jr., Diretor-Presidente da FFM. Os docentes tomarão posse na próxima reunião do colegiado, prevista para 22 de setembro.
Na ocasião, também será empossado Sr. Alfredo Castilho, Gerente de Gestão de Pessoas, eleito em agosto pelos colaboradores da FFM como seu representante no órgão. A composição do colegiado está descrita no artigo 14º do
Estatuto da Fundação Faculdade de Medicina. Preside o Conselho a Diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloisa Bonfá.
Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri foi reeleito para um mandato de quatro anos. É presidente do Inova HC e professor titular de Radiologia da FMUSP; presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP. É membro do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) desde 2016. Também atuou como diretor da FMUSP por dois mandatos e foi Secretário de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2013.
Prof. Dr. Alfredo Luiz Jacomo, por sua vez, é Vice-Chefe do Departamento de Cirurgia da FMUSP e professor Associado da Disciplina de Topografia Estrutural Humana do Departamento de Cirurgia da FMUSP.
A FFM reconhece que uma estrutura de governança sólida é fundamental para o pleno cumprimento de sua missão institucional. Além do Conselho Curador, essa estrutura é composta pelo Conselho Consultivo — formado por especialistas de destaque em suas áreas, que contribuem com sua experiência para a condução estratégica da Fundação — e pelo Conselho Fiscal, responsável pela supervisão financeira e contábil. A Diretoria Executiva também integra esse modelo, garantindo a gestão eficiente das atividades da FFM.