Com a presença de 80 conferencistas nacionais e internacionais de países como a Alemanha, França, Espanha, Estados Unidos, Japão, e Itália, o Gastrão 2023 – Cirurgia, Transplante e Endoscopia - reuniu, no Centro de Convenções Rebouças (CCR), entre terça-feira (27/06) e sexta-feira (30/06), mais de 1.700 participantes.
O evento completou 50 anos, consolidando-se como o pioneiro congresso brasileiro de nível internacional sobre o aparelho digestivo, cujas doenças atingem atualmente 20% da população do mundo (1,6 bilhão de pessoas), conforme dados da Organização Mundial da Saúde.
Avanços
O Presidente deste 50º Gastrão, o Diretor da Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do HCFMUSP e Titular da Disciplina de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP, Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque lembrou que o objetivo é preparar profissionais para agregar conhecimento com os avanços cirúrgicos e tecnológicos em benefício dos pacientes.
"Ao longo deste tempo, sempre objetivamos transmitir as rotinas utilizadas nos Serviços do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP, em todos seus aspectos e detalhes” – afirmou o Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque. O ano de 1973, sob a direção do Prof. Arrigo Raia e de todos assistentes da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, marcou a criação do primeiro Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo.
Dimensão
Ao longo dos anos, o curso cresceu em dimensão e conteúdo e se tornou mais conhecido pelo afetuoso apelido de "Gastrão” promovido pelas Disciplinas de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia; Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo e Gastroenterologia e Hepatologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Além do Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia da FMUSP, que completa 50 anos, o Gastrão 2023 também incluiu a 32ª edição do Curso Internacional de Endoscopia Gastrointestinal e o 12º Fórum Internacional de Transplantes do Aparelho Digestivo.
Entre os relevantes temas da programação, o Gastrão 2023 analisou os novos desafios na cirurgia da doença do refluxo; o controle metabólico e nutricional do câncer do estômago; os nódulos hepáticos malignos; a inteligência artificial e o reganho de peso pós cirurgia bariátrica.
Solenidade
A mesa solene abertura realizada na quarta-feira (28/06) foi presidida pelo Prof. Dr. Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque com a presença do Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; da Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi; do Presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do HCFMUSP, Prof. Dr. Nelson De Luccia; do Diretor de Corpo Clínico do ICHC da FMUSP, Dr. Marcelo Cristiano Rocha; da Diretora Executiva do ICHC da FMUSP, Drª. Danielle Pedroni Moraes e do Diretor de Gestão Corporativa da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Dr. Felipe Neme, que representou o Diretor Presidente da FFM, Dr. Arnaldo Hossepian Junior.
A organização do evento prestou homenagem especial ao Prof. Dr. Bruno Zilberstein pela "participação, contribuição e dedicação constante na construção e melhoria permanente do Departamento de Gastroenterologia, disciplinas de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia e do curso Gastrão”.
Também foram homenageados como frequentadores assíduos o Prof. Dr. Jorge Hage Zbeidi e o Prof. Dr. José Antonio Vergueiro Costa; na categoria colaboradores desde o início os Professores Doutores: Arthur Garrido; Azzo Widman; Bruno Zilberstein; Dan Linetzky Waitzberg; Desidério Roberto Kiss; Emilio Abdo; Fábio Pinatel Lopasso; Joel Faintuch; José Eduardo Monteiro da Cunha; Júlio Rafael Mariano da Rocha; Magaly Gemio Teixeira; Mitsunori Matsuda; Paulo Sakai; Shinichi Ishioka ; Sylvio Figueiredo Bocchini; Sonia Penteado; Telesforo Bachella e Wilson Modesto Pollara.
O Gastrão 2023 prestou também homenagem especial na categoria Presidente à Profª. Drª. Angelita Habr Gama-Rodrigues; Prof. Dr. Ivan Cecconello; Prof. Dr. Joaquim José Gama-Rodrigues; Prof. Dr. Marcel Cerqueira Machado e Prof. Dr. Sérgio Carlos Nahas.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do HCFMUSP
Foto: Agnaldo Dias (NCI do HCFMUSP)