Nesta sexta-feira (23), o novo reitor e a nova vice-reitora da USP, Prof. Dr. Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Profa. Dra. Liedi Légi Bariani Bernucci, tomaram posse em sessão solene do Conselho Universitário realizada no Palácio dos Bandeirantes. Segurado e Liedi foram conduzidos ao palco pelos membros do Conselho e das Congregações da Escola Politécnica e da Faculdade de Medicina (FMUSP).
"A combinação entre saúde, engenharia, ciência e gestão pública expressa bem a agenda de integração e modernização assumida pela nova Reitoria”, destacou a Profa. Dra. Eloisa Bonfá, diretora da FMUSP e presidente do Conselho Curador da FFM, em sua saudação, em nome do Conselho Universitário. O Diretor-Presidente da FFM, Dr. Arnaldo Hossepian Junior, e o Vice-Diretor-Presidente, Prof. Dr. Tarcisio Eloy P. Barros, também prestigiaram a cerimônia, que contou com diversas autoridades governamentais e diplomáticas, representantes de instituições de ensino etc. Na foto (à esquerda), Hossepian está
acompanhado da Desembargadora Claudia Fanucchi (Tribunal Regional Eleitoral),
do Reitor, da Vice-Reitora e da Profa. Patrícia Iglecias, Superintendente de
Gestão Ambiental da USP.
Profa. Eloisa Bonfá em seu discurso representando o Conselho Universitário da USP.
"Identificamos como prioridades garantir e consolidar a autonomia universitária, fortalecer a convivência democrática e incorporar, de forma crítica e responsável, as tecnologias digitais disruptivas de inteligência artificial às atividades acadêmicas e de gestão”, discursou Segurado. Os novos reitor e vice-reitora da USP terão mandato de quatro anos. Confira a cerimônia completa no link.
Aluisio Augusto Cotrim Segurado, 68 anos, formou-se na Faculdade de Medicina (FM) da USP em 1980, onde também obteve os títulos de Mestre (1991), Doutor (1994) e Livre-Docente (2001) em Doenças Infecciosas e Parasitárias. É professor titular da FMUSP desde 2012, com trajetória científica fortemente marcada pela pesquisa em doenças infecciosas e determinantes sociais da saúde. Teve atuação expressiva no enfrentamento da epidemia de HIV no Brasil. Foi diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) durante a pandemia da covid-19. Antes de assumir o cargo de reitor, Segurado era o pró-reitor de Graduação da Universidade.
Liedi Légi Bariani Bernucci, 67 anos, é engenheira formada (1981) pela Escola Politécnica (Poli), onde concluiu mestrado (1985) e doutorado (1995). Desde 1986 integra o corpo docente da Poli, tornando-se professora titular em 2006. Sua experiência em cargos de gestão inclui a chefia do Departamento de Engenharia de Transportes (2007-2014), a Vice-Diretoria (2014-2018) e a Diretoria da Poli, sendo a primeira mulher a assumir o cargo de diretora na escola, em 2018. Foi, ainda, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo (2022-2024) e integra conselhos científicos nacionais e internacionais.
Da esquerda para a direita: Dr. Arnaldo Hossepian, Profa.
Patrícia Iglecias, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior (Reitor da USP
2022-2026) e o Prof. Dr. Eugênio Bucci (ECA-USP), membro do Conselho Consultivo
da FFM.
Com informações do Jornal da USP.