Ambulatórios
Por meio do modelo de Clínicas integradas, os ambulatórios do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) oferecem atendimento médico e multiprofissional integrado com o intuito de promover o melhor plano de tratamento oncológico. Cada ambulatório é estruturado com equipe médica composta por oncologista clínico, cirurgião e radioterapeuta. Além das clínicas de base como cardiologia, hepatologia, ortopedia, pneumologia (tabagismo), endocrinologia, vascular e psiquiatria. O atendimento multiprofissional é fornecido por uma equipe de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. São realizadas consultas individuais e em grupos educacionais para orientações sobre o tratamento oncológico proposto e os cuidados a serem adotados durante o tratamento.
Quimioterapia
A equipe multiprofissional do ambulatório de quimioterapia conta com médicos, enfermeiros especialistas, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e ainda tem apoio dos demais membros da equipe multidisciplinar do Icesp. A segurança dos pacientes é um dos focos do atendimento, a prescrição médica de quimioterápicos passa por várias checagens após ser solicitada pelo médico e antes da liberação para o preparo da medicação. Tudo é revisado em detalhes: dois enfermeiros e um farmacêutico checam o protocolo prescrito, as doses, os exames mais recentes e o intervalo entre os ciclos de quimioterapia.
Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas - CAIO
O Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas (CAIO) atende pacientes matriculados na instituição que necessitam de atendimento de urgência ou emergência. A unidade foi planejada para realizar este tipo de atendimento, priorizando intercorrências relacionadas ao câncer e seu tratamento. Todos os pacientes são avaliados na triagem onde é realizada uma classificação de risco (processo de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento imediato), conforme o quadro clínico e a partir dessa avaliação, eles são encaminhados para aguardar o atendimento médico. Após consulta médica, é verificada a necessidade de solicitação de exames laboratoriais complementares e diagnósticos para investigação. Os pacientes atendidos seguem em acompanhamento com a equipe multidisciplinar do CAIO até a resolução da queixa ou transferência para outra área do Icesp que possa dar seguimento ao seu tratamento.
Centro Cirúrgico
Um dos mais modernos da América Latina, o centro cirúrgico do Icesp conta com uma estrutura completa para realizar procedimentos cirúrgicos complexos e multidisciplinares. Um dos destaques é para a sala cirúrgica inteligente, onde toda a aparelhagem de imagem e monitoramento é integrada. A tecnologia permite a projeção de exames de imagem em telões localizados dentro das salas, bem como os parâmetros fisiológicos dos pacientes e as imagens geradas por aparelhos de vídeo cirurgia e endoscópios. Neste local, é possível realizar videoconferências durante as cirurgias sem nenhum equipamento adicional. Além disso, um robô, inédito em hospitais públicos paulistas, também auxilia os médicos a realizarem cirurgias no Instituto em cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.
Hospital Dia
O Hospital Dia é uma estrutura organizacional com espaço físico e equipe multiprofissional própria. O ambiente é composto por cinco boxes com poltronas e macas, sala de emergência e sala de isolamento. Nele é possível a realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, oferecendo permanência do paciente por um período máximo de 12 horas. Todos os atendimentos são previamente agendados.
Radioterapia
O Icesp possui um dos maiores parques radioterápicos da América Latina. A área abriga seis aceleradores lineares para radioterapia, um equipamento de braquiterapia – técnica pela qual o material radioativo fica em contato direto com a região a ser tratada, através de cateteres, agulhas e dispositivos especiais -, e um tomógrafo-simulador para realizar o planejamento em 3D de procedimentos radioterápicos.
Radiocirurgia
No SUS, o hospital é pioneiro na técnica que permite tratar alguns tipos de câncer sem cortes, causando menos danos aos tecidos sadios, com a chamada radiocirurgia intracraniana e a radiocirurgia corpórea (ou radioterapia estereotática fracionada). A radiocirurgia é indicada para pacientes com tumores primários ou metástases localizadas no pulmão e na coluna vertebral, desde que isolados e com até cinco centímetros de diâmetro. Antes de dar início ao tratamento, uma imagem do tumor gerada pelo próprio equipamento de radioterapia é realizada para que a equipe de médicos e físicos possa posicionar o alvo que será submetido à radiação. O procedimento dura, em média, cerca de uma hora e libera o paciente para voltar à sua rotina normal logo em seguida.
Serviço de Apoio ao Diagnóstico por Imagem
O Serviço de Apoio ao Diagnóstico por Imagem (SADT) é distribuído em três andares no Icesp: 1º andar: Tomografia Computadorizada, raio X e radiologia intervencionista minimamente invasiva; 2º andar: Ultrassonografia, diagnóstico da mama, métodos gráficos, ecocardiografia, eletroencefalograma, serviço de endoscopia; 4º subsolo: Ressonância magnética, medicina nuclear e radioterapia. As imagens colhidas nos exames e os laudos são armazenados no sistema RIS/PACS – armazenamento digital. O recurso evita o uso de filmes, que podem perder a qualidade com os anos, o que proporciona a disponibilidade imediata da imagem para o médico solicitante, e agiliza as condutas a serem tomadas.
Unidade de Internação
As unidades de internação clínicas e cirúrgicas prezam pela assistência humanizada, com apoio de uma equipe interdisciplinar do começo ao fim do processo. Elas contam com toda a infraestrutura física, equipamentos técnicos e recursos humanos necessários para o reestabelecimento dos pacientes, com leitos planejados para garantir o conforto e a segurança. Unidade de Terapia Intensiva A Unidade de Terapia Intensiva do Icesp é um serviço voltado para o atendimento de pacientes graves que necessitam de cuidados intensivos. Os pacientes admitidos na UTI contam com a atuação 24 horas de uma equipe multiprofissional especializada, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, entre outros especialistas. Todos estes profissionais estão em constante atualização para tornar possíveis intervenções rápidas e eficientes. A estrutura física da UTI preserva a individualidade e a privacidade do paciente, e possui equipamentos de alta tecnologia que apoiam a assistência de qualidade.